SunEdison, SFI, OPIC e UniCredit celebram um acordo de financiamento de projetos no valor de 155 milhes de euros para uma centr
SunEdison, SFI, OPIC e UniCredit celebram um acordo de financiamento de projetos no valor de 155 milh?es de euros para uma central de energia solar de 60,4 MWp na Bulg?ria
SunEdison, SFI, OPIC e UniCredit celebram um acordo de financiamento de projetos no valor de 155 milh?es de euros para uma central de energia solar de 60,4 MWp na Bulg?ria
BELMONT, Califórnia, 29 de março de 2012 /PRNewswire/-- A SunEdison, líder mundial em prestação de serviço de energia solar, e filial da MEMC Electronic Materials, Inc. (NYSE: [ WFR ]), anunciou hoje um acordo de financiamento no valor de 155 milhões de euros com a SFI, membro do Grupo do Banco Mundial, [ a Overseas Private Investment Corporation ] (OPIC) e o UniCredit Group. A SunEdison espera vender estes ativos durante o ano de 2012.
(Foto: [ http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20120329/523234 ] )
A SFI forneceu 46,1 milhões de euros e mobilizou 41,1 milhões de euros adicionais do UniCredit através de um empréstimo sindicado, enquanto a OPIC forneceu um empréstimo paralelo de 50 milhões de dólares norte-americanos. O UniCredit Bulbank, como um banco búlgaro local forneceu um mecanismo de IVA na moeda local no valor de aproximadamente 30 milhões de euros (58,7 milhões de levs búlgaros. O valor total desta operação totaliza o equivalente a 155 milhões de euros.
A construção da central de 60,4 MWp/50 MWac foi iniciada em setembro de 2011 e interligada em março de 2012. Situado em Karadzhalovo - uma aldeia no município de Parvomay, a cerca de 160 km a sul da capital Sofia - o projeto abrange uma área de 100 hectares (equivalente a 100 campos de futebol) e utiliza mais de 214.000 módulos solares. No primeiro ano completo de funcionamento, espera-se que o sistema gere energia suficiente para alimentar 27.000 residências, e que evite a emissão de 37.400 toneladas de CO2 – o equivalente a remoção de mais de 7.000 automóveis das estradas.
Comentando o acordo, Pancho Perez, Diretor Geral da SunEdison na Europa, Oriente Médio, Norte da África e América Latina afirmou: "Estamos muito satisfeitos em colaborar com a SFI, OPIC e o UniCredit nesta transação. Este projeto é um exemplo perfeito de como a combinação de tecnologia de ponta, e o histórico bem-sucedido da SunEdison na construção, operação e manutenção de centrais de energia solar cria sólidas oportunidades de investimento para os nossos parceiros de financiamento." Continuou: "O nosso compromisso a longo prazo com projetos solares, e o foco constante na otimização da produção energética são atributos-chave que levam os nossos parceiros de financiamento a confiar na SunEdison".
Gianni Franco Papa, vice-presidente do Conselho de Administração e presidente da Divisão de CEE no UniCredit Bank Áustria, adicionou "Estamos orgulhosos em contribuir para o estabelecimento da central de energia solar em Karadzhalovo da SunEdison, que foi adiantada graças aos nossos conhecimentos especializados abrangentes na obtenção de empréstimos complexos. Em colaboração com a SunEdison e as instituições globais SFI e OPIC, colocamos este projeto muito importante em energias renováveis numa base financeiramente sólida e competitiva".
Tomasz Telma, Diretora da SFI na Europa e Ásia Central, afirmou "O apoio da SFI às energias renováveis é uma parte importante do nosso trabalho para lidar com as alterações climáticas. O investimento em Karadzhalavo é o nosso maior e único financiamento solar até hoje, e o fato de ter sido concluído em apenas quatro meses é uma confirmação da forte relação profissional entre os bancos e a SunEdison".
A presidente da OPIC e do Conselho de Administração, Elizabeth Littlefield, afirmou "Estamos satisfeitos por voltar a estabelecer uma parceria com a SunEdison, assim como com a SFI e UniCredit, para suportar uma solução solar para a crescente procura energética da Bulgária. Estes tipos de colaborações públicas-privadas – utilizando o financiamento de desenvolvimento para incentivar o investimento do setor privado nas tecnologias de ponta – indicam o caminho para a crescente utilização de fontes de energia renováveis nas regiões em desenvolvimento de todo o mundo, uma tendência que estamos contentes em apoiar".
Citação das autoridades públicas locais (Parmovay/Bulgária):
"A SunEdison está trazendo valores importantes para a nossa comunidade, um elevado nível de profissionalismo, assim como um forte compromisso e conhecimentos especializados em tecnologias energéticas avançadas", sublinhou representante da instituição pública (a confirmar). "Como a construção foi iniciada em setembro de 2011, a central fotovoltaica proporcionou um estímulo significativo para a economia local e criou mais de 600 trabalhos de construção locais", adicionou representante da instituição pública (a confirmar).
Sobre a SunEdison:[ www.sunedison.com ]
Sobre a MEMC: [ www.memc.com ]
Sobre a SFI:[ www.ifc.org ]
Sobre a OPIC:[ www.opic.gov ]
Sobre o UniCredit:[ www.unicreditgroup.eu ]
Declarações admonitórias
Determinados assuntos abordados neste comunicado de imprensa são declarações admonitórias, incluindo a de que a SunEdison espera vender os ativos desta planta durante o ano de 2012; que o sistema de 60,4 MW gere energia suficiente para alimentar 27.400 residências e evite a emissão de 37.400 toneladas de CO2 – o equivalente a remover mais de 7.000 automóveis das estradas. Essas declarações envolvem determinados riscos e incertezas que podem provocar resultados reais que difiram materialmente destas declarações. Os potenciais riscos e incertezas incluem riscos inerentes ao desenvolvimento de projetos de grande escala; a disponibilidade de financiamento, e de capital em condições atrativas; atrasos, ou interrupções na construção, implementação ou ativação do projeto; a disponibilidade das permissões e autorizações necessárias para os projetos por parte das entidades governamentais e entidades externas; alterações nos requisitos regulamentares aplicáveis e incentivos para a produção de energia solar; e condições econômicas e empresariais gerais, incluindo a sazonalidade da indústria. Estas declarações admonitórias representam a opinião da SunEdison até a data deste comunicado. A SunEdison nega, no entanto, qualquer intenção ou obrigação de atualização destas declarações admonitórias.
FUENTE SunEdison
FONTE SunEdison
[ Back to top ]
RELATED LINKS
[ http://www.sunedison.com ]